A história da renda no Brasil
A renda está diretamente relacionada à delicadeza, casamento, romantismo e graciosidade. Também acaba nos remetendo à sensualidade e ao mistério, já que pode deixar tudo à mostra, mas sem mostrar tudo.
A história da renda começa pela Europa, inicialmente nas regiões da Itália (Renda de Agulha) e Bélgica (Renda de Bilros). Com o passar do tempo, foram conquistando outras regiões europeias, como a França e Portugal. Inicialmente eram usadas nos mantos do clero e da realeza e, em muitas situações, eram tecidas com fios de ouro.
No Brasil, a renda foi introduzida por meio dos portugueses e por muito tempo eram somente as freiras que teciam as alfaias nos conventos, para usar sua renda nos altares das igrejas.
Hoje em dia, tanto no Brasil como em Portugal, a renda de bilro é feita por mulheres de pescadores, ou mais conhecidas como mulheres rendeiras, em especial as do Nordeste do país.
Esse fato está associado à chegada das rendas pelos litorais dos países e também por uma antiga lenda, que conta a seguinte história: um pescador, usando pela primeira vez uma rede de pescar tecida por sua noiva, apanhou do fundo do mar uma belíssima alga petrificada, que ofereceu à sua amada. Tempos depois, foi convocado e partiu rumo a guerra. A noiva, saudosa e com pensamento voltado para o noivo, um dia, teceu outra rede que reproduziu o modelo da alga; os fios dessa rede eram terminados por pequenos chumbos.
A renda de algodão
O que torna a renda uma arte única, são seus diferentes desenhos e técnicas, sempre específicos por região onde é confeccionada. A renda é um tecido com padrão de aberturas e desenhos, feito à mão ou à máquina. Seu processo de construção é por meio dos fios que formam nós, mantendo-se unidos entre si.
A renda de algodão e super versátil está presente em tudo! Fácil de aplicar, confere muita delicadeza e graciosidade a qualquer peça, e não somente às roupas, mas também na decoração do ambiente e nos itens de artesanato.
Experimente aplicar a renda de algodão branco na decoração de sua casa ou em itens de artesanato e transforme seus itens com muita delicadeza, veja nossas ideias:
-> Transforme uma cômoda: com uma nova pintura, aplique sobre o móvel a renda de algodão, que com certeza transformará o visual do seu móvel;
-> Mude seu jogo de cama: você pode trabalhar aplicando a renda de algodão nas fronhas dos travesseiros, para agregar beleza e delicadeza ou apenas para reformar um conjunto de lençol mais antigo;
-> Não se esqueça das cortinas: você pode mudar qualquer cortina da sua casa com a renda de algodão, é simples! Basta aplicar a renda na borda da cortina e pronto, muito mais graciosidade na decoração do quarto, sala ou até mesmo da cozinha;
-> Delicadeza à mesa: transforme um jogo americano de prato aplicando rendas de algodão ao seu redor. Ah! Aproveite também para decorar os suportes dos copos e talheres;
-> Romantismo nas roupas: customize suas peças e veja mais feminilidade e doçura em seu visual. Blusas, camisas e barras de calça ou saia combinam muito bem com a finalização da renda.
-> E não se esqueça: técnicas simples são sempre muito válidas! Envolva sua criatividade nesta descoberta de encanto que é o mundo da renda!
Maluli Armarinhos tudo em rendas e aviamentos
Por aqui você encontra mais que uma loja de aviamentos e não vai apenas comprar renda: você vai encontrar tudo em renda de algodão para artesanato, aviamentos para costura, rendas e bordados e muito, muito mais!
E agora que você já sabe que somos a sua 25 de Março online, encontre tudo o que precisa em rendas e bordados com muita calma e tranquilidade. Aproveite para visitar nossa seção completa de rendas, aviamentos e acessórios para costura. Nosso pagamento é facilitado e também vendemos no atacado.
Maluli com você!